Esta casa foi-me oferecida, em tempos, pela minha namorada como prenda de Natal. Cresceu, sobreviveu e continua a resistir…
É apenas mais um blog que fala de coisas, coisas que, por vezes, estão ligadas ao dia-a-dia de duas mulheres que vivem juntas e acreditam que têm uma vida exactamente igual à da maioria dos casais, apenas com a diferença de lá por casa o tampo da sanita nunca ficar para cima :P


terça-feira, 11 de novembro de 2008

Bairro Alto

Sábado, foi noite de saída até ao Bairro Alto. Ou seja, vivi pela primeira vez a experiência de ser "corrida" às 2 da manhã. Para mim esta medida não faz qualquer sentido, o resultado a que assisti foi à concentração de pessoas na rua a fazerem barulho, uma romaria a sair ao mesmo tempo do bairro e, como consequência, uma infindável fila de carros nas imediações.

Por tudo isto e, acima de tudo, pela tradição que o Bairro Alto tem na diversão nocturna de Lisboa vou assinar a petição Viva o Bairro Alto contra a limitação do funcionamento dos bares até às 2 da manhã.

12 comentários:

Pioio disse...

Também me parece. Há anos que o conceito Bairro Alto é igual, estamos por isso habituados a estar naquelas ruelas até altas horas da madrugada a beber, conversar ou simplesmente passear. Com esta politica penso que todos vamos perder pois senão vejamos: Os bares fecham cedo - menos dinheiro em caixa = prejuizo; as pessoas ficam cá fora - não vão narredar pé mas sim comprar bebidas fora para se reunirem nos mesmos locais a confraternizar = barulho não diminuirá; a confusão irá instalar-se de uma forma mais caótica = todos a sair ao mesmo tempo para os carros; os moradores não terão mais descanso pois certamente o barulho dos grupos de jovens rebeldes far-se-à sentir ainda mais uma vez que não acredito que o público arrede pé com facilidade; ah, e os assaltos são mais propicios no meio da confusão!!! Alguém que me faça ver o lado bom please?!

Pugo disse...

Bem, quando ao Bairro pouco ou nada posso dizer pois como é óbvio não o sinto como vocês. Para mim é apenas mais uma zona de bares... Mas acredito que para quem "amadureceu" e muito conviveu naquelas noitadas, esta situação de fechar cedo é um pouco triste.
Quanto ao barulho continuar sinceramente não acredito... Acho que tudo passa por uma questão de habituação/educação... Se , de facto, passar a ser sempre assim daqui a uns tempos já ninguém se lembra de ficar ali naquelas ruas escuras frias e "mortas" até às tantas!! Isso acontecerá provavelmente só durante este periodo inicial...

+ 1 ponto negativo: Se não houver disposição para após as 02h00 da manhã ir para outro sítio, acabamos por ficar com a noite mais limitada pois somos obrigados a ir para casa cedo!!

1 ponto muito positivo: vai passar a dar mais gosto entrar-se nas discotecas a horas decentes e a casa já estar bem compostinha. Sinceramente de há uns anos para cá que me irrita que a maior parte dos sítios só deixe de estar "às moscas" a partir das 03h da manhã!!!....

Em solidariedade com as minhas amigas da "Mourilândia" já assinei!!!!

:D :D :D :D

Anónimo disse...

Não penso que a medida seja completamente descabida. Nós é que nos habituamos a sair de casa tarde para a noite. A medida podia era ter sido aplicada de uma forma mais gradual, porque enxotar as pessoas causa de facto rebelião, mal-estar e sim é propício a mais assaltos. Quero acreditar que a medida tenha sido tomada tendo em conta o sossego dos moradores, porque resolver a criminalidade não vai certamente. Custa-me ter de vir para casa mais cedo, mas também me custaria se morasse lá e dia após dias a confusão aumentasse à porta de casa. O Bairro não seria Bairro sem a boémia que sempre o caracterizou. Apenas terão de ser encontradas novas formas de convivência entre moradores, frequentadores e comerciantes tendo em conta a afluência crescente que se tem verificado nos últimos tempos.

Paula Baltazar Martins disse...

Eu compreendo perfeitamente que para os moradores desta zona será muito complicado viver ao lado de tamanha confusão e até horas tão tardias. Só não acredito que seja com esta medida que vão alterar os hábitos dos frequentadores do bairro.
Acredito sim, que alguns bares venham a ter dificuldades para se manter abertos ou mesmo que despedir pessoal devido à redução do horário.
De facto, a noite em Portugal começa a horas impróprias, uma das coisas que me surpreendeu em Londres, foi que às 10 da noite os Bares estão cheios, gostaria que o mesmo acontecesse por aqui.
Mas não será com medidas radicais que se alteram comportamentos.
Penso que a Poppie aponta muito bem a solução:
"Apenas terão de ser encontradas novas formas de convivência entre moradores, frequentadores e comerciantes tendo em conta a afluência crescente que se tem verificado nos últimos tempos"

Áurea disse...

No Sábado tivemos a (triste) oportunidade de assistir ao vivo e a cores ao encerramento do Bairro Alto às 2h da manhã e, de facto, é incompreensível o porquê da tomada desta decisão. Até porque, recentemente, houve um alargamento dos horários dos transportes públicos que servem aquela zona.

O que verifiquei foi que as pessoas permanecem nas ruas depois do fecho dos bares, bebendo e confraternizando, o que origina um aumento do barulho e da confusão.

Lado positivo? Já se falam em despedimentos dos funcionários dos bares, o sossego dos moradores vai certamente diminuir (o barulho provocado pelas pessoas na rua é maior do que se estas se repartissem pelo interior dos bares) e a insegurança, quanto a mim, vai aumentar.

Se este horário persistir vão estar a matar o espírito do Bairro Alto e um dos ícones da noite lisboeta.

Anónimo disse...

n sei se serão os moradores "típicos" do BA a queixaram-se assim tanto. estas pessoas, q sempre lá viveram, convivem com confusão desde sempre. sim, pq o BA n existe há 20 anos. há 30 ou 40 anos atrás o BA era poiso típico de ladrões, prostitutas de rua e chulos e tb havia confusão da grossa. o q acontece é q o BA se tornou um sítio da moda p viver, e tenho p mim q são os novos moradores os mais incomodados...

é verdade, q nós temos hábitos nocturnos diferentes dos nórdicos, mas isso deve-se, não só a uma cultura diferente, mas tb a uma adequação dos nossos horários. eu, pessoalmente, se quiser sair à noite, n consigo estar num bar às 10 da noite. nem imagino q essa possa ser a hora de ponta.

tagarelante disse...

eu n assinei...

e... pronto, n tenho assim grandes e estruturadas para dar... a coisa já "andava a descer" (do bairro para a bica) portanto é expectável q assim continue e q lucrem outros bares mais abaixo q o cais do sodré passe a ser o novo sitio da moda. aliás, já lá há uma série de bares giros...

faz parte da evoluçao das coisas e tal.

Anónimo disse...

Não sou a maior fã de noitadas em bares e afins, mas parece-me que o modelo de Londres não é de todo o que de melhor há.
Os bares podem estar cheios às 22h mas há muito que o hábito de "beber em 2 horas o máximo que se pode e depois os outros que se aguentem" está associado aos horários de fecho dos bares...

E depois, como já foi bem mencionado, o que se assiste é às "multidões" despejadas dos bares a ficarem nas ruas em continuação da festa e barulho.

Parece-me que melhorar as condições de isolamento acústico e uma maior fiscalização desta e outras leis traria melhores resultados...

Just my 2 cents.

By Me disse...

Conheci o Bairro Alto e na minha modesta opinião é aquele estado caótico que o caracteriza. Por outro mudam-se os tempos, mudam-se os hábitos,mudam-se as vontades...porque se há-de sair de casa depois da 1h da madrugada?! Concordo com a opinião da dantins. Pode-se começar mais cedo e terminar mais cedo!
Há que pensar nos outros e no respeito que esses outros merecem. As pessoas não são obrigadas a tolerar falta de civismo. É preciso criar hábitos de vida saudáveis .

a ana do 2º esquerdo disse...

tenho uma amiga que já viveu no bairro, e dormi por lá várias vezes...uma coisa é certa, o barulho, principalmente no verão, é muito incomodativo para quem viva lá. nos dias que correm, em que as pessoas têm um ritmo de vida alucinante, é complicado descansar, e temos que ver uma coisa. as pessoas que sempre viveram lá...estão velhotas.... :)

vieira calado disse...

Viva o Bairro Alto!
Viva a "vida artística!"
Abaixo os "sacristões!"

Cumprimentos

AlmaAzul disse...

Consigam uma solução diferente para o bairro alto e os seus moradores... mas não destruam um dos bairros mais carismáticos do país!