Esta casa foi-me oferecida, em tempos, pela minha namorada como prenda de Natal. Cresceu, sobreviveu e continua a resistir…
É apenas mais um blog que fala de coisas, coisas que, por vezes, estão ligadas ao dia-a-dia de duas mulheres que vivem juntas e acreditam que têm uma vida exactamente igual à da maioria dos casais, apenas com a diferença de lá por casa o tampo da sanita nunca ficar para cima :P


segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Natal

Imaginei que, se tivesse que fazer uma composição sobre o significado do Natal o que escreveria. Para mim, não é fácil porque eu não acredito na origem do Natal, no seu significado religioso. No entanto, como a maioria, acabo de certa forma por comemorá-lo, o que me leva a pensar que estou a ser hipócrita. Decoro a casa de Natal, amasso as filhoses com os meus pais, como o típico bacalhau com eles… No fim da noite regresso para os braços da minha AD e as duas acabamos por abrir as nossas prendas e comer o nosso bolo rainha acompanhado por um cálice de vinho do Porto. Fará isto sentido?

Encaro esta quadra como mais um pretexto para estar junto dos que gosto, de os mimar, no fundo algo que vou fazendo durante todo o ano, mas que nesta quadra calha num dia certo e é iluminado pelo brilho das luzes da árvore de Natal.

E para vocês o que significa o Natal?

19 comentários:

S-Kelly disse...

O Natal é sobretudo momento de recolhimento junto da família que nos abriga e nos aconhega, mas tb considero que é momento actual para reflexão sobre o estado actual do mundo, sobretudo ao nível da condição do ser humano e da sua dignidade e identidade.
Feliz Natal para ti, para a tua família e para a tua AD.

chrysaliis disse...

:) bem.. eu também não vejo o Natal com todo aquele significado do nascimento de Jesus é afins... é mais como um período do ano em que as cidades e as nossas casas se enchem de luzes coloridas, de renas, de velas (ainda mais, porque ja tenho muitas mesmo durante o resto do ano e em que se trocam prendas, pequenos mimos, entre uns e outros.
Como dizes, e bem, é uma época que serve de pretexto para famílias, e também os amigos, se juntarem à mesma mesa. Quantas de nós não vêem só alguns familiares e amigos no Natal? Se não for por mais nada, pelo menos que só por esse encontro com quem gostamos, já valha a pena tudo o resto que se cria em torno do Natal. :)

beijo esvoaçante

Unknown disse...

Sabes eu não gosto do Natal , o Natal mexe com recordaçoes que nem sempre quero recordar...
alem de que as pessoas que vou estar sao aquuelas com quem convivo no dia.a dia tirando as tres mais importantes,...essas nao estarao sentadas a mesa comigo!

um abraço

Anónimo disse...

O Natal é na minha opinião a maior mentira da sociedade. Lamento ferir susceptibilidades mas nem sequer Jesus nasceu no dia 25...partindo daí, passando pelo pai natal coca-cola e desaguando no despesismo interesseiro da quadra...
Penso que, se não fosse a alegria que vejo na cara dos "meus meninos".
O que eu queria mesmo para o natal, é que este fosse o último em que as pessoas andassem a correr de loja em loja à procura do presente mais bonito, mais interessante, mais sei lá o quê...
Tudo o que eu verdadeiramente desejo neste natal é que haja comida nas "minhas mesas" e que neste dia os pais não maltratem os filhos e os casais se respeitem e se amem.
Nem que seja só neste dia...pelo mesmo que neste dia seja, passo a redundância.
Beijinhos e boas festas.

Anónimo disse...

* Penso que se não fosse pela alegria que vejo na cara dos meus meninos, o que eu queria mesmo é que... (assim é que tá certo).

Ah, para quem quer saber, não, não ofereço prendas nesta época e não gosto de receber.

B' disse...

De uma forma resumida, o Natal é o que está dito no ultimo paragrafo.

Feliz Natal :)

odeioervilhas disse...

NATAL?? :D :D :D :D :D :D :D

Sou fã! :)
("natalizo" completamente!)

Pioio disse...

Só para desejar um feliz natal a tod@s. Até breve*

Caramela disse...

Não acredito na parte religiosa da época. Não gosto do consumismo que se gera e da loucura para as lojas para alguém que só nos lembramos exactamente nesta altura. Não gosto do Natal e detesto ser "obrigada" a celebrá-lo.
A época não me traz até à data assim grandes recordações por isso, porquê comemorá-lo? Além disso passo-a com a familia, mas não com algumas das pessoas que me são mais importantes. Qual é mesmo o objectivo disto tudo?
Sou anti natal sim. E não, não é com muito gosto.
(desabafo natalicio realizado. lol)

Anónimo disse...

essencialmente, é a partilha de alguma paz de espírito. pelo menos, é o q tento fazer. actualmente, o meu natal passa mto pelos meus filhos e chateia-me a correria, o stress e o consumismo desenfreado.

lost disse...

Para mim o Natal não é muito diferente do teu, Dantis. Não o celebro de forma religiosa, já que para mim não tem significado, embora respeite quem o faça. No fundo é uma época em que se comemora a familia/amigos, em que pensamos mais em quem nos é querido, em quem gostamos, em que relembramos aqueles que já não estão entre nós, etc. Eu adoro as luzes, as montras, os frenesins das lojas, das compras (não vejo mal em oferecer prendas. é só mais um gesto de apreço e lembrança), enfim, acaba por ser uma época diferente de todo o resto do ano, e só por isso acho que se deve viver da forma que cada um melhor se enquandra.

Bom Natal!!

(eu só trocaria o cálice de Vinho Porto (que não gosto...dá para acreditar?), por um de Baileys ;)(nunca sei escrever isto bem..))

Anónimo disse...

Queria desejar um FELIZ NATALA a todos e deixar minha indignaçao para a mensagem de natal do PAPA, que disse: VAMOS ACABAR COM A HOMOSSEXUALIDADE NO PLANETA!
Poderia ter completado: vamos acabar com os judeus, vamos acabar com os negros , vamos acabar com os amarelos, vamos acabar com os brancos, vamos acabar com os mendigos e ...... etc etc etc etc
ou seja: vamos acabar....
E JESUS PREGAVA: AMAI O PROXIMO COMO A TI MESMO!
neusa
indignada
Feliz natal para todos que entendem realmente o aniversario de CRISTO!

Anónimo disse...

Queria desejar um FELIZ NATALA a todos e deixar minha indignaçao para a mensagem de natal do PAPA, que disse: VAMOS ACABAR COM A HOMOSSEXUALIDADE NO PLANETA!
Poderia ter completado: vamos acabar com os judeus, vamos acabar com os negros , vamos acabar com os amarelos, vamos acabar com os brancos, vamos acabar com os mendigos e ...... etc etc etc etc
ou seja: vamos acabar....
E JESUS PREGAVA: AMAI O PROXIMO COMO A TI MESMO!
neusa
indignada
Feliz natal para todos que entendem realmente o aniversario de CRISTO!

g disse...

Para mim é uma altura de muita sensibilidade e de afectos. Também decoro a casa, gosto de ver a árvore de Natal mas não gosto do aparato de exageros de compras.
A parte religiosa também não me diz nada.

Catarina disse...

Na minha familia (note-se a familia da parte da minha mãe, que são as pessoas importantes para mim e com quem passo o Natal, já que não me dou com o meu pai nem com a familia dele) não somos religiosos mas aproveitamos o Natal para nos juntarmos todos e partilhar alguns momentos de qualidade juntos. Confesso que quando era mais pequena gostava mais do Natal por causa das prendas, agora é muito mais pela minha prima, é uma alegria vê-la toda contente no Natal :)

Feliz Natal a todos!

Beijinhos ***

Anónimo disse...

boa tarde!
para mim o natal é festejar o dia em que JESUS nasceu.
já sei sou uma careta, mas festejo nesse intuito e aprecio muito a magia destes dias.
um feliz natal para a família Dantins
beijocas

By Me disse...

Apesar da hipocrisia... que este Natal não seja somente uma época mas o início de uma vida mais luminosa...
Uma estrela dentro de cada um de nós...

Cada um deveria procurar o sentido do Natal dentro de si próprio!

Se é para celebrar a Festa da Família então podemos aproveitá-la para isso mesmo.

Pugo disse...

Este Natal foi:

- uma seca!!!!! ahahaha

Não, agora sem brincadeiras...

É claro que o Natal para mim já não tem o significado e a alegria de antigamente....Mas acaba por ser sempre uma noite agradável em família...

Infelizmente não posso dizer que seja muito mais do que isso pois a ausencia de algumas pessoas que já partiram, faz com que às vezes eu deseje mesmo que as festas passem rapido!!!

O que me marcou no Natal deste ano??? Só me lembro que comi, comi, comi....Ahahahhaha...

Hoje estou a líquidos!!!!!
Eh eh!!!!

Paula Baltazar Martins disse...

O que importa é que cada um@ à sua maneira tenha um bom dia de Natal, independentemente do significado que lhe dá.
O melhor mesmo do Natal seria estarmos junto daqueles que gostamos e, claro, os doces :P