Esta casa foi-me oferecida, em tempos, pela minha namorada como prenda de Natal. Cresceu, sobreviveu e continua a resistir…
É apenas mais um blog que fala de coisas, coisas que, por vezes, estão ligadas ao dia-a-dia de duas mulheres que vivem juntas e acreditam que têm uma vida exactamente igual à da maioria dos casais, apenas com a diferença de lá por casa o tampo da sanita nunca ficar para cima :P


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nêsperas

O meu fruto favorito é as nêsperas, mas não aquelas importadas de Espanha, amarelinhas e com bom ar, que são amargas e desenxabidas em sabor.

Gosto daquelas que nascem nas nespereiras dos nossos quintais, com ar rude, de tom amarelo-torrado e de sabor inesquecível.

Uma vez comentei junto de uma colega de trabalho, com origens no Norte, que adorava nêsperas e ela respondeu-me:

- Mulher, não vás dizer isso para a minha terra que parece muito mal.

Alguém sabe o porquê?

22 comentários:

S-Kelly disse...

Curioso, é o segundo post que leio sobre nêsperas, num espaço de dois dias. Será que anda o desejo à solta? e o que se passa para que, de um dia para o outro, haja desejo de nêsperas nas "vizinhas"? Coisa estranha... ;-)
Quanto à pergunta, não faço a mínima ideia. Será que representa algo [sexualmente] interdito? é que essa malta do norte utiliza termos estranhos para significar coisas tabú. Mas isso pode ver-se esclarecido no dia 2 de Maio, não?

antónio fogaça disse...

e q tal perguntares ao colega...?

Paula Baltazar Martins disse...

Eu sei bem o significado e posso dizer-vos que mantenho a afirmação: Gosto de nêsperas :P
Mas S-Kelly, posso dar-te a resposta no dia 2 de Maio, por lá saber-se-á certamente o significado.

Anónimo disse...

boa tarde!
como mulher do norte desconheço por completo, mas posso imaginar... :D
uma boa semana para a família Dantins!
beijocas

By Me disse...

Eu não estou muito interessada na resposta , vim pela beleza da foto.
Gostei muito.

Beijinhos

A lés de mim disse...

pesquisei e não encontrei!

De qualquer das formas também gosto de nêsperas, pareça mal ou não e também prefiro as portuguesas :D

Não estamos no resorte.... ainda ;D

B' disse...

Procurei... procurei... procurei e encontrei!
Mas não vou estar aqui a dizer...

Nêsperas deve ser dos frutos que menos gosto, mas também sempre me calharam nêsperas daquelas importadas de Espanha..

Smile disse...

Eu sei que no norte dão outro nome à nêspera. Agora o porquê da palavra nêspera parecer assim tão mal, isso desconheço. Parece assim tão mal? :-))
E tens razão, as nossas nêsperas são bem melhores que essas espanholas que andam por aí.
Beijocas

walla disse...

Hahahaha nêsperas é, sem dúvida, muito bom ;)
Aconteceu-me o mesmo mas na altura saiu-me... haha

a disse...

Ai o interior das nêsperas!

LOLlllll!

GRAFIS disse...

...e então as da nespereira do vizinho são ainda melhor.
Na volta essa da nêspera é qq coisa como uma "private joke" lá do lugar de onde vem essa moçoila.

AlmaAzul disse...

Fonix, aqui no norte nem há nêsperas :/
Não entendi nada... deve ser este frio que me congela os neurónios. Ainda por cima dia 2 não poderei ouvir nada! :(

Alguém me conta depois, sff?

rSchmidt disse...

Pois é, parece que dizer nêsperas cai mal no goto das gentes lá do norte, por isso termo utilizado para se referirem à fruta (fruta a sério da nespereira!) é MAGNÓRIOS!!

João Roque disse...

Adoro nêsperas, dessas que falas e não das que são vendidas nos hipermercados; não direi que seja a minha fruta preferida (ai as cerejas...), mas está dentro das eleitas.
Beijinho.

Paula Baltazar Martins disse...

Esta minha colega nem sequer usava a palavra nêspera pela sua conotação, mas sim magnório, como rSchmidt disse :)

Penso que a maioria já percebeu de que se trata. Uma ajuda: todas as mulheres têm!

João Roque disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!
tem algo a ver, lá isso tem...

Ana disse...

Na minha curta peskisa na net n csg apurar o signifikado d nespera no norte, mas parece k é algo de caracter sexual... ninguém ousa dizer o k é! ja ag kdo alguem souber a resposta, digam :) tou curiosa!

Smile disse...

:-))))
ainda bem que nunca falei isso lá no Norte na casa dos meus primos... brincalhões como eles são... vai lá vai!!! ;-)
Bjs

AlmaAzul disse...

Já posso dizer que eu gosot de nesperas! lol

clic disse...

Vim agadecer e retribuir a visita e deparo-me com um post sobre nêsperas, mais ao menos da mesma altura do meu - engraçado!... :)

Quanto ao tema, pois abstenho-me de ensinar a missa ao padre!... lol

Pumba disse...

Eu que também sou do norte e bem norte tambem desconhia tal facto...
eu até vinha aqui dizer que nem sou muito apreciadora de fruta e nêsperas então muito menos, mas afinal tenho que reformular (como alguem ja fez) e dizer o contrario... afinal sou amante de nêsperas! ihih :p

WL disse...

O Nicholas Cage aí num filme qualquer que agora não me lembro usava o termo, e passo à tradução, "pêssegas"...cada maluco com sua pancada!:P